Sara Fernandes

Sara Fernandes é doutoranda em Ciências da Computação e tem-se dedicado ao estudo das SmartCities, Governação Eletrónicae e-Learning. Foi durante a criação da Universidade das Nações Unidas – Unidade Operacional em Governação Electrónica (EGOV) em Portugal, da qual é cofundadora, que realizou trabalhos de investigação nas áreas de SmartCities, Sustentabilidade e Governação Electrónica. Iniciou o seu percurso académico na Universidade do Minho, tendo aí concluído licenciatura e mestrado em Ciências da Computação. Ingressou na Universidade do Porto, no programa doutoral MAP-i, programa conjunto entre as Universidades do Minho, Aveiro e Porto, tendo realizado a investigação para a sua tese de doutoramento, em Macau, na United NationsUniversity – International Institute for Software Technology, e no HasLab – HighAssurance Software Laboratory, unidade de investigação do INESC TEC. É autora do relatório “EGOV em Portugal: Situação, Desafios e Estratégias”, e contribuiu para diversos projectos internacionais nas áreas de Mobile Governance, e-Participation, PublicServiceDelivery e Open Government, entre outras. É ainda autora de diversos artigos científicos, participando regularmente como palestrante em conferencias internacionais. Assumiu recentemente a posição de SpecialAdvisor da Universidade das Nações Unidas – Unidade Operacional em Governação Electrónica, sendo ainda consultora de várias empresas e agencias governamentais a nível internacional.

Alfredo Bosi

Alfredo Bosi nasceu em São Paulo em 1936. É professor no Departamento de Letras Clássicas e Vernáculas da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo (USP), da qual é professor titular de Literatura Brasileira. Ocupou a Cátedra Brasileira de Ciências Sociais Sérgio Buarque de Holanda da Maison des Sciences de l´Homme, em Paris. É diretor do Instituto de Estudos Avançados da USP e editor, desde 1989, da revista Estudos Avançados.
Repetidas vezes premiado, publicou vários livros de ensaio, organizou, prefaciou ou posfaciou diversas obras de outros autores (dos quais se destacam Machado de Assis, Joaquim Nabuco, Padre António Vieira ou Ferreira Gullar). De entre esta extensa obra, refira-se O pré-Modernismo (1966, 5ª ed.1979), História Concisa da Literatura Brasileira (1970, 45ª ed. 2010, traduzido para espanhol), O Ser e o Tempo da Poesia (1977. 8ª ed. 2010), Reflexões sobre a Arte (1985, 7ª ed. 2002), Céu, Inferno. Ensaios de Crítica Literária e Ideológica (1988, 3ª ed. 2010), Machado de Assis. O Enigma do Olhar (1999. 3.ª ed. 2003, prémio Jabuti), Literatura e Resistência (2002), Machado de Assis (2002), Brás Cubas em três versões (2006), Ideologia e Contraideologia (2010), Entre a Literatura e a História (2013) e Dialética da Colonização (1992, 4ª ed. 2013), traduzido em espanhol, francês e inglês e com que venceu o Prémio Melhor Ensaio de 1992 da Associação Paulista de Críticos de Arte, o Prémio Casa-Grande & Senzala 1993 da Fundação Joaquim Nabuco e o Prémio Jabuti de 1993.
É o sétimo ocupante da cadeira nº12 da Academia Brasileira de Letras.

Jorge Reis-Sá

Jorge Reis-Sá nasceu em Vila Nova de Famalicão em 1977. Estudou Biologia na Faculdade de Ciências da Universidade do Porto.
Publicou vários livros de poesia e de narrativa. É editor desde 1999.

Close

Cart

Nenhum produto no carrinho.